domingo, 5 de julho de 2009

Eternamente Futebol

Anos 60 – A principal Era de ouro do nosso futebol

Sem dúvida, poderíamos caracterizar as décadas de 60 e 70 como as épocas de ouro do nosso futebol, não apenas pelas participações de craques como Pelé, Garrincha, Nilton Santos, e tantos outros. Eles faziam a diferença a favor de suas equipes, mas todas as outras agremiações da época, principalmente, as do Sul e do Sudeste eram formadas por craques, do goleiro ao ponta esquerda.Por isso, o conjunto das equipes praticavam o que chamamos de futebol- arte. A década de 60 foi amplamente dominada pelo Santos Futebol Clube. O time de Pelé conseguiu nada menos que 22 títulos em 10 anos.Dois Mundiais (62 e 63), Duas Copas Libertadores (62 e 63), Cinco Taças Brasil (61,62,63, 64 e 65), um Torneio Roberto Gomes Pedrosa (68), quatro Torneios Rio – São Paulo (59,63,64 e 66), e pasmem! Dos dez Campeonatos paulistas disputados, o Santos arrebatou oito (60,61,62,64,65,67,68 e 69). E m comparação com o Santos do Rei do Futebol,a equipe peixeira que disputa a série A do Brasileirão é só um time modesto. Não assusta a nenhum adversário. Observe que de 1969 (ano do último título da década) até hoje- 2009- já se passaram 40 anos. Nestas quatro décadas o time da baixada conquistou apenas oito títulos – dois Brasileiros (2002 e 2004), cinco títulos paulistas (1973, 78,84,2006 e 07), um Torneio Rio – São Paulo (1997). Embora os anos 60 tenham tido a hegemonia santista, não sigfinica dizer que os outros clubes eram frágeis. Pelo contrário, eram super times. A questão era que o Santos era mesmo uma “máquina”, “um rolo compressor”.
Nesse período houve o desenvolvimento de importantes Torneios que contribuíram para o fortalecimento das equipes e surgimentos de grandes novos talentos e solidificação dos que vinham despontando na década anterior . O Torneio Roberto Gomes Pedrosa dentre outros, serviram de laboratório para a formatação e modelo do primeiro Campeonato Brasileiro disputado em 1971.
O primeiro Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Homenagem ao goleiro Pedrosa da Seleção de 1934) teve sua primeira edição 1967 e o Palmeiras como o primeiro campeão e o Fluminense o último campeão do Torneio(1970). Foi organizado pelas federações, paulista e carioca. Ele poderia ser chamado de Torneio Sul-Sudeste. Havia a participação de 5 times de São Paulo ( Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Portuguesa) ; cinco times do Rio (Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco e Bangu); 2 de Minas ( Cruzeiro e Atlético); 2 do Rio Grande do Sul ( Grêmio e Internacional); um do Paraná ( Ferroviário). Em 1968 a CBD passou a gerenciar o Torneio, tornando- o mais acessível, fazendo a inclusão do Bahia, Náutico, Atlético do Paraná e o América ( que substituiu o Bangu), Coritiba e Santa Cruz. A partir de 1968, o Torneio passou também a ser conhecido como Taça de Prata.
A partir do final dos anos 70, foi criada a CBF que passa, então, a organizar todos os Campeonatos brasileiros, que teve sua 1º edição em 1971. Portanto, o primeiro Campeonato Brasileiro é uma réplica aperfeiçoada do “Robertão” dos anos 60, havendo a “ nacionalização” da Disputa que passou a contar com a participação de times de todas as regiões do país, tornando-o mais democrático, embora vivêssemos no período mais duro do regime militar.
Poderíamos colocar, também os anos 80 como uma década áurea do nosso futebol, pois tivemos craques inesquecíveis , como Zico, Sócrates, Muller, Careca, Bebeto,Falcão e outros, além da formação de duas seleções comandadas por Telê Santana, que conseguiram produzir o futebol -arte (1982 e 1986) embora em ambas as oportunidades nossa seleção não tenha conseguido erguer o troféu . Portanto, o espelho do futebol -arte e de craques eternos tem início,a nosso ver, nos anos 60 e perdura durante toda a década dos anos 70 e começa a declinar na segunda metade dos anos 80.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues