quarta-feira, 24 de março de 2010

Calma,o Santos é só um time modesto.

Calma, o Santos é só um time modesto

Alguns radialistas esportivos e parte da torcida cearense “pintam uma participação extremamente sombria” do Ceará Sporting no Brasileirão de  2010. Fazem menção a times como Santos, Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, dentre outros, como se tais clubes ainda fossem os super “esquadrões” dos anos 1960,1970 e 1980. Qual desportista de bom senso compararia o atual Flamengo com o Flamengo de Zico, Adílio , Andrade  e tantos outros craques do Mengão dos anos 80? Veja que dois principais atacantes do time atual – Wagner Love e Adriano – estão mais presentes nos noticiários policiais que nos  esportivos. Quem teria coragem de equiparar o atual São Paulo com o São Paulo do mestre Telê? alardeam que o Santos atual “mete medo” ,pois o time dos meninos da Vila  é uma máquina de fazer gols. Observemos os adversários que o Santos goleou :5 x 0 Grêmio Prudente, 4 x 0 Rio Branco de Americana, 10 x 0 contra o Naviraiense na Vila Belmiro, 4 x 0 Remo em Belém, 9 x 1 no Ituano e 6 x 3 no Bragantino. Observe que os times goleados pelo Santos são equipes modestas, à exceção do Bragantino , considerado um time intermediário. Mesmo assim sofreu três gols. Veja que o time peixeiro perdeu também para times modestos como Mogi-mirim 2 x 1, RB New York 3 x 1,(amistoso)e empatou com times intermediários como a Portuguesa de Desportos 1x 1 e Ponte Preta 1x1 na Vila Belmiro. É verdade que venceu dois clássicos: 2x1 São Paulo e 2x1 Corinthians, mas perdeu dentro da Vila para o Palmeiras de 4x3depois  de estar vencendo o jogo de 3x1.

O time santista fez 60 gols em 18 partidas, com uma média de 3,3 gols por jogo, mas você deve ter observado qual o nivel dos times nos quais o time da Baixada fez a maior quantidade de gols.

O super time  do Santos de Pelé e Coutinho dos anos 1960 apresentava uma média de gols superior a 3,0 contudo fazendo um comparativo do Santos daquela época  e os times que enfrentava, percebe-se com clareza que o alvinegro santista atual não é sequer “sombra’ do super time dos anos 60.

A meu ver, o atual time da baixada pode ser considerado,no momento,apenas como uma boa equipe  nas duas competições: Paulistão e Copa do Brasil. No Brasileirão estará no mesmo nível dos outros grandes – São Paulo, Atlético (MG), Internacional, Grêmio, Atlético (PR),Flamengo...

Enfrentará alternância na competição como os outros de bons e maus momentos, embora tenha bons atacantes como Robinho, Neymar, André, dentre outros. Mas é bom observar que , embora Robinho continue sendo um bom jogador, ele não é mais o mesmo. Retornou ao Santos em razão da queda de produtividade do seu futebol na Europa. Já  o jovem atacante Neymar começou o ano de 2009 cheio de altos e baixos começando a firmar-se   neste início de temporada de 2010.

Portanto, os times considerados pequenos da  Série A (Ceará,Barueri ,Atlético (GO) dentre outros) Não devem ter nada a temer.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues é professor de Língua Portuguesa. Escreve contos,artigos e crônicas. Radialista esportivo.