domingo, 16 de maio de 2010

SANTOS: ENCANTO QUEBRADO

      

Aos poucos o "encanto" do time do Santos Futebol Clube vem sendo quebrado. O declínio do time peixeiro começou já na final do Paulistão 2010 contra o modesto Santo André. Na primeira partida, o Santos venceu de 3X2. Na segunda ,precisava apenas de um empate ou perder até por um gol de diferença para sagrar-se Campeão Paulista. Ficou com a segunda opção. Perdeu de 3X2. Tudo seria normal se o time santista não tivesse contado com a ajuda da bandeirinha para conquistar o título Paulista. Ela anulou um gol legítimo do Santo André. Afora isso, teve a ajuda da sorte.No final da partida  a trave salvou o quarto gol do Santo André,o que  daria ao Ramalhão o título paulista. Não fora isso,o encanto santista teria sido quebrado ali mesmo: na final do  Paulistão contra um time intermediário de São Paulo que disputa a Segunda Divisão Nacional. Após o Paulistão,o time da baixada já amargou outras derrotas:Grêmio(depois de estar vencendo de 2X0) e Atlético de Minas,dentre outras. Isto demonstra que o excesso de elogios feitos por parte da maioria da imprensa esportiva nacional era descabido.O Santos chegou a ser apontado como o melhor time do Brasil e pasmem,do mundo. Esqueceram de analisar "o todo" do time do Santos:defesa, meio campo e ataque. Voltaram os olhos apenas para Ganso,Neymar,Marquinho,André dentre outros atacantes como o veterano Robinho(Em comparação com os chamados"meninos da Vila").Não se levou em conta que os chamados "meninos " são jovens com potencial ainda a serem solidificados.Excesso de "mídia" e exposição poderiam ofuscar-lhes o talento.
   Enfrentando o Ceará Sporting Club pela segunda rodada do Brasileirão da série A, neste domingo em Santos,mesmo jogando com o time titular,a equipe santista quebrou a bola. Seus principais jogadores foram anulados pela forte marcação do time cearense. O time de Dorival precisou contar com a ajuda da arbitragem(Certamente não foi voluntária) para não sair derrotado da Vila Belmiro. O placar de 1X1 acabou sendo extremamente favorável ao time da Baixada.O  esquadrão cearense foi prejudicado pelo menos em duas oportunidades: teve um gol legítimo anulado pelo árbitro  Ricardo Marques,quando o vovô cearense já vencia o jogo de 1X0.
    Além do mais,O gol de empate do time santista foi conseguido por meio de um pênalti "mal" marcado pelo árbitro. O zagueiro do Ceará foi na bola, Neymar se jogou e o juiz marcou pênalti.
 O técnico santista já deve estar com as  "barbas de molho". Caso perca a classificação para a final da Copa do Brasil ,nesta quarta-feira(19/05/2010) em São Paulo,poderá estar "no fio da navalha"para ser dispensado.Aliás,pelo declínio que sua equipe vem apresentando nas últimas partidas,é provável que perca a classificação para o time gaúcho.
  É verdade que o time do Santos é uma boa equipe,mas longe de ser aclamado como uma super equipe.Como foi feito nos últimos dois meses. Isto está sendo muito prejudicial ao jovem time do Santos.   O técnico do Ceará, no jogo deste domingo,demosntrou que anulando  com forte marcação os  principais jogadores santistas, o time da Vila perde o brilho e a magia.Assim, no jogo contra o alvinegro  cearense  o alvinegro santista praticamente não conseguiu andar. O encanto dos "meninos da Vila"foi quebrado com uma receita "velha" ,mas  eficiente: forte marcação.  
 Marcos Antonio Vasco Rodrigues. É professor de Língua Portuguesa,radialista esportivo. Escreve contos,artigos e crônicas. Para ler outros textos acesse::http://jogandodiferente.blogspot.com