sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pesquisa Lance!Net?Ibope sobre as maiores torcidas

ATENÇÃO: Este texto foi copiado do SITE LANCE!NET














Nordestinos crescem entre mais jovens; São Paulo quer passar Fla






Dirigente do São Paulo diz que clube já superou Corinthians entre os mais jovens e agora quer brigar com Flamengo. Em 3º, Tricolor se aproximou
















Há pelo menos 30 anos, o discurso é o mesmo: existem 12 clubes grandes no país: os paulistas Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, os cariocas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, os mineiros Atlético e Cruzeiro e os gaúchos Grêmio e Internacional. Alguns têm torcidas mais nacionais, outros menos, mas esses são os maiores, não só em conquistas, mas também em torcida.






Todas as pesquisas até hoje colocaram esses clubes nas primeiras posições. Por isso, são esses clubes que abocanham a grande maioria das receitas de TV e patrocínio do futebol brasileiro. Mas esse retrato está mudando. A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope mostra que, embora os maiores clubes, como São Paulo – especialmente este –, Flamengo e Corinthians, continuem crescendo entre os mais jovens, potências regionais estão ocupando espaço, principalmente Sport, Vitória e Fortaleza.






TENDÊNCIA






Esse fenômeno é visível na faixa mais jovem de torcedores ouvidos pela pesquisa, de 10 a 15 anos. A Pesquisa LANCE!-Ibope é a única das grandes pesquisas que apura a preferência nessa faixa de idade.






Como depois que uma pessoa escolhe um clube muito raramente muda para outro, essa faixa indica tendência de mudança da torcida. E, nisso, o Sport está numa posição privilegiada. Com 3,4% de quem tem menos de 16 anos, o Sport é nessa faixa o oitavo clube do Brasil em torcida. Mesmo sem um grande trabalho de marketing, o clube cresce graças à hegemonia no Campeonato Pernambucano, em que venceu dez dos últimos 14 estaduais.






O Vitória (11 títulos baianos em 15 anos) e o Fortaleza (oito cearenses em dez anos) também estabeleceram hegemonias. E com seus Estaduais sendo exibidos pela TV, suas glórias foram transmitidas por todo o estado. O São Paulo é, entre os maiores clubes, o que mais cresce entre os jovens, com 12% entre 10 e 15 anos.






A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.






AS TORCIDAS MAIS JOVENS










SÃO PAULO






O crescimento da torcida do São Paulo e sua força entre os jovens não surpreende os diretores do clube. Segundo eles, o resultado não é consequência apenas dos títulos conquistados pelo Tricolor nos últimos anos. O clube diz que faz muitas ações de marketing voltadas para jovens, como a criação da grife SAO e do batismo tricolor, além de ações de responsabilidade social. "Nós temos uma pesquisa que mostra que na faixa entre 6 e 14 anos o São Paulo já passou o Corinthians. A nossa meta é disputar com o Flamengo o posto de maior torcida do Brasil", declarou Julio Casares, vice-presidente de Comunicação do São Paulo.






SPORT






O Sport chega ao 8º lugar do Brasil na faixa dos torcedores mais jovens. O clube registra um crescimento quase contínuo ao longo das faixas etárias, passando de 0,8% entre os maiores de 50 anos e 1,7% para quem tem entre 35 e 49, para 3,4% pontos entre os mais jovens. Desconsiderando a margem de erro, de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos, o Sport tem oito torcedores nessa faixa etária para cada torcedor do Botafogo, por exemplo. Segundo um diretor da Globo, o crescimento da torcida se deve ao início da transmissão do Campeonato Pernambucano e às boas campanhas do Sport na Copa do Brasil, também exibida pela TV atendendo ao público local.






VITÓRIA






O Vitória inverteu a situação de inferioridade histórica que tinha em relação ao Bahia. O Rubro-Negro baiano tem 0,2% dos torcedores com mais de 50 anos, contra 1,5% dos rivais tricolores. Esses torcedores nasceram até 1960 e viram a fase de ouro do Bahia. O crescimento da torcida do Vitória coincide com a decadência do Bahia, que está há vários anos na Série B, tendo até disputado a Série C. Entre os times com mais de 1% de torcedores no Brasil, é o que tem a maior relação entre os torcedores jovens (10-15) e o total. Os jovens são 2,8% do país nessa faixa etária, valor superior a Botafogo, Fluminense, Internacional e Santos, embora dentro da margem de erro.






TORCEDORES DE 10 A 15 ANOS:






1) Flamengo - 5,67 milhões (22,6%)


2) Corinthians - 3,91 milhões (15,6%)


3) São Paulo - 3,06 milhões (12,2%)


4) Cruzeiro - 1,25 milhões (5,0%)


5) Palmeiras - 1,15 milhões (4,6%)


6) Vasco - 950 mil (3,8%)


7) Grêmio - 950 mil (3,8%)


8) Sport - 850 mil (3,4%)


9) Atlético-MG - 800 mil (3,2%)


10) Vitória - 700 mil (2,8%)


11) Santos - 570 mil (2,3%)


12) Internacional - 530 mil (2,1%)


13) Bahia - 530 mil (2,1%)


14) Ceará - 530 mil (2,1%)


15) Fortaleza - 400 mil (1,6%)


16) Atlético-PR - 350 mil (1,4%)


17) Santa Cruz - 300 mil (1,2%)


18) Remo - 280 mil (1,1%)


19) Fluminense - 250 mil (1,0%)


20) Coritiba - 250 mil (1,0%)


21) Botafogo - 100 mil (0,4%)


Nenhum - 700 mil (2,8%)






FONTE: Lance!net

PUBLICADA EM 13/8/2010 ÀS 10:26