domingo, 29 de agosto de 2010

Brasileirão 2010: Mário Sérgio enfrenta hostilidades e Ceará começa  descer a ladeira

 O tropeço  do Ceará neste sábado(28/08)diante do Grêmio Prudente ,no Castelão, deixou o clima "pesado" entre o novo técnico,a torcida e a diretoria.Com a saída do técnico Paulo César Gusmão do comando alvinegro, a equipe perdeu o rumo e começa a despencar em direção à parte intermediária da tabela.Também pudera,no período  pós-Copa o time jogou dez vezes,ganhando apenas uma partida.Não há como desconsiderar a descida, já que o time cearense terminou o período pré-Copa em primeiro lugar ao lado do Corínthians paulista: com PC no comando o Vovô obteve cinco vitórias e dois empates,marcou sete gols e sofreu apenas um.Paulo César armou um time com forte pegada dos três volantes, o  que dava segurança e proteção a uma zaga eficiente. Utilizava os contra-ataques para fazer os gols. Gusmão priorizava a marcação,por isso seu esquema era ótimo para se defender ,mas muito frágil para fazer gols.Mesmo assim,conquistou cinco vitórias em sete jogos. Com PC no comando era difícil a penetração dos atacantes adversários na área alvinegra. No período pós-Copa  o Ceará perdeu o Técnico PC Gusmão para o Vasco da Gama.A partir daí os problemas começaram a surgir. Para substituir PC foi contratado Estevam Soares.O novo técnico manteve o mesmo esquema de jogo de seu antecessor, mantendo o forte sistema de contenção aliado a uma defesa extremamente consistente.Mas o ataque continuava com o mesmo problema da era PC: de pouquíssimos gols(fez apenas três).Mesmo mantendo o mesmo esquema de Gusmão,o novo técnico não conseguiu o mesmo sucesso de seu antecessor.Amargou duas derrotas(Internacional e São Paulo, ambas fora de casa)e empatou quatro jogos (três em casa e um fora). Estevam foi demitido ao empatar, no Castelão, com o Atlético de Goiânia em 0x0.
Com a demissão de Estevam Soares foi contratado o técnico Mário Sérgio.Mesmo antes da chegada do substituto de Estevam,em alguns programas esportivos dedicados ao Ceará  torcedores se manifestaram contra a contratação do substituto de Soares.Alguns alegavam que o novo  técnico contratado nunca havia ganho nenhum título como treinador e outros  que o ex-jogador e novo técnico apresentava problemas de relacionamento.Outros ainda entendiam que a demissão de Estevam tinha sido uma decisão errada.Junte-se a isto as reclamações de parte de setoristas que "cobrem" o Ceará alegando ,com frequência, insatisfação com o clube por causa da ausência de informações para a imprensa e do tratamento descortês que recebem da assessoria de imprensa do Ceará.Logo no primeiro jogo, sob o comando de Mário, parte da torcida do vovô vaiou o técnico,mesmo com a vitória de 2x1 sobre o Grêmio de Porto Alegre.A insatisfação aumentou quando foi apresentada uma lista com doze jogadores dispensados,entre eles Diogo e Clodoaldo que ,segundo eles e parte da crônica, são "mais jogadores" do que alguns que estão jogando como titulares,como Camilo ,por exemplo.Alegavam ainda o desmantelamento por parte do técnico do ponto forte do time que era o sistema de defesa. Segundo eles,Mário Sérgio improvisou Diego como "ala" esquerda em substituição a Hernanes que vinha sendo uma das principais peças da defesa alvinegra e uma das opções de ataque da equipe.No jogo deste sábado, no Castelão,  contra o Prudente a insatisfação da torcida aumentou,ao tomar conhecimento  da escalação do time,com os dois laterais improvisados.Apesar disso, o Ceará começou sufocando o Prudente e logo aos doze minutos fez 1x0,porém a defesa "batia cabeça"e permitiu a virada ainda no primeiro tempo. No segundo tempo a equipe voltou desarrumada ,com os dois laterais improvisados   marcando muito mal e com muitas falhas de cobertura. Não fosse a falta de pontaria dos atacantes do Prudente o jogo teria sido decidido com facilidade para o time do interior paulista.A sorte é que Careca no final do jogo empatou, de cabeça, contando com muita sorte e com a ajuda do zagueiro do Prudente.
Outro motivo da insatisfação é o fato de o técnico impedir a torcida de assisitir aos treinos da equipe, coisa que parte da galera fazia com frequência.O certo é que o somatório de todos esses  problemas além de influenciar negativamente no rendimento do time e tirar a paz do técnico, vêm afastando a torcida do estádio. Neste sábado,pouco mais de onze mil torcedores pagaram para ver o empate do time da Avenida João Pessoa contra o Prudente.
Se perder o seu próximo jogo na Arena da Baixada contra o Atlético paranaense a situação do Ceará se complicará ainda mais,não só no acirramento dos problemas ,mas também na queda do time na tabela.E,ainda: caso os times que estão em seu calcanhar venham a vencer seus jogos o time alvinegro já estará próximo da zona intermediária da tabela.
O Ceará precisa frear sua descida e procurar construir a paz entre seus compartimentos:torcida,diretoria e comissão técnica e ,principalmente, dar um tratamento mais cordial à imprensa,do contrário dificilmente escapará do rebaixamento.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues

P.S. Escrevo crônicas sobre temas diversos,inclusive sobre futebol.Desportista.