domingo, 20 de fevereiro de 2011

Saudades do Super Esquadrão Tricolor dos Anos 1970

Nos anos 1970 torcer pelo Fortaleza era só alegria. O time era bom. Lembro bem da equipe titular de 1973 -Cícero, Louro, Pedro Basílio, Queiroz e Bauer; Chinesinho e Zé Carlos; Amilton Rocha, Amiltom Melo, Marciano e Plínio,(Lucinho,Beijoca,Lulinha...). Era difícil sair do estádio amargurado com um time desse.Ah,espera aí,teve uma zebra, sim,no Campeonato Cearense de 1973. Eu estava lá, no velho PV com minha mãe e vi o Calouros do Ar derrotar o nosso super time por 5 a 4. Tinha um ponta esquerda chamado Piçarra e um meio campista chamado Décio Pelé.Eles jogaram muito naquele dia,aliás todo o time do Calouros do Ar jogou muito.Era o dia deles.Minha mãe tinha razão "É o dia deles".Mas tristezas desse tipo naquele ano,eram difíceis de acontecer.A gente ia ao estádio para ser feliz,sentir alegria pelo futebol que o time apresentava em campo e pelas vitórias conquistadas.Não que os outros times fossem páreos fáceis. Pelo contrário, Ceará, Ferroviário,Guarany de Sobral formavam também super times.O Ferrim,time campeão de 1970,tinha uma grande formação: Amiltom Melo,Abelardo Coca-Cola,Simplício,o canhão da Barra,Birungueta,Edmar.Só para citar alguns craques. Mas voltemos ao ano de 1973. O Ceará,com um super time,ganhou o primeiro turno e o Fortaleza, o segundo.No dia 8 de agosto,eu e minha adorável e inesquecível mãe,estávamos lá,no estadinho do PV lotadinho,torcendo como nunca pelo meu tricolor.No tempo normal,ninguém venceu.Deu empate. E minha mãe dizia: "não te preocupa,menino,a gente vai ganhar na prorrogação.Ela sempre confiava no time mais que eu. Também pudera! Eu era só um pré-adolescente,torcendo mais que os adultos pelo meu time de coração. Na prorrogação, Amiltom Rocha fez o gol do título.O estadinho da Gentilândia quase vai abaixo.Minha saudosa mãe havia acertado de novo:"A gente vai ganhar".E ganhamos.Esse dia está guardado no meu relicário de saudades.Aliás,dizem que sentir falta do que é bom,é ser saudosista. Mas que mal há em ser saudosista?
Décadas depois, eu continuo torcendo pelo Fortaleza,mas é tudo muito diferente. A gente vai ao estádio com o coração preparado para sentir tristeza.À época em que comecei a torcer pelo Leão,vencer os super times do Sul e do Sudeste era rotina.Eu vi naquele mesmo ano de 1973, o Leão derrotar o super time do Fluminense,dentre outros super esquadrões.
Atualmente,embora seja o campeão estadual da década,em termos nacionais,o Fortaleza está amargando a Terceira Divisão e perdendo jogos de forma rotineira para times modestos do Pará e do Amazonas. O time atual não é sequer sombra dos super esquadrões dos anos 1970,especialmente do de 1973. Teme-se que, embora o time possua uma das maiores torcidas do país,o Tricolor cearense fique orbitando em divisões inferiores do futebol nacional,e a torcida,como eu, fique se alimentando apenas das glórias passadas da equipe.

Marcos Antonio escreve contos,artigos e crônicas.

Visite nosso Site: www.eternamentefutebol.com.br